segunda-feira, 27 de junho de 2016

QUEM PLANTA COLHE.


São Luís/MA, 27.06.2016.


Quão grande é o prazer de uma colheita, seja ela farta ou simbólica, o importante é o prazer do sentimento de contemplação da magia da natureza desde o simples semear ate a colheita e por fim o mais gostoso de tudo, saborear em sua mesa familiar os frutos oriundos de sua própria horta.

A terapia da lida com a terra é especular, não importa se o pedaço de terra é no quintal de casa ou no sitio, se em solo arenoso, ou argiloso, grande ou pequeno o importante é que vivenciamos todo esse espetáculo da natureza gratuitamente, desde o germinar de suas primeiras folhas, os cuidados com os tratos culturais, dentre eles a irrigação, a adubação e capina do local, tudo isso é fundamental para o sucesso da colheita.

O resultado já é conseguido muito antes da colheita, no trato com a planta e a terra relaxamos mentalmente e nos renovamos com prazer, por incrível que pareça com poucos minutos de dedicação você faz uma boa higiene mental que sem sombras de duvidas lhe ajudaram em suas outras atividades do dia a dia.

E por fim o prazer final da colheita, que propicia uma esplendorosa degustação familiar, fortificando mente e espirito como grande resultado dessa terapia.
 
Não posso negar meu enorme fascínio pelas plantas com todo respeito aos animais, mas prefiro essa parte da natureza, plantas não fazem barulho, não pulam, não correm e seus resíduos não incomodam a ninguém e se tratadas direitinho ainda exalam um maravilhoso perfume, há! E se você for daquele que busca constantes inspirações, elas já grandinhas lhe dão sombra e poderás sentar em um banquinho ao lado dela e ouvir a suave musica do balançar de suas folhas.

Mas se você é daquele que não gosta desta parte da natureza pense em gálatas 6.7-8 – Não vos iludais; de Deus não se zomba. O que o homem semear, isso colherá: quem semear na sua carne, da carne colherá corrupção; quem semear no espirito, do espirito colherá a vida eterna.


O autor é Investigador de Policia Civil do Maranhão;
Matemático, Administrador e estudioso do Direito;
Atualmente titular das Investigações
Criminais da Delegacia de Primeira Cruz/MA
Jose Roberto Menezes de Azevedo.
azevedomenezes@hotmail.com

3 comentários:

  1. Mais um texto bem definido, cheio de nuances e inteligência, bem caracterizado pela experiência do autor. Gostei muito, lembrando quando escreviamos para o ler, refletir e questionar no site do sinpol, e, vários diziam que o importava era apenas o salário, "aquilo era frescura". Mas é assim mesmo, vamos em frente e acreditando no sonho.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Amon, obrigado por sua visita em nosso blog e pelos comentários marcantes.

    ResponderExcluir
  3. José Roberto Menezes
    Se vc puder entrar em contato comigo pelo telefone 84 991426266 ou 84 998288205 lhe agradeço.
    Jesus ti abençoe.

    ResponderExcluir