domingo, 22 de junho de 2014

O DIA CHEGOU; ADEUS BURITICUPU.



22.06.2014
O dia esperado chegou! O dia da despedida! Dia que me resta tão somente; ao triste adeus! Não por morte, mas por dever, não sei se as lágrimas vou segurar, mas em meu coração já palpita uma profunda tristeza, já é hora deu ir embora; o novo comandante chegou.

Não há mais o que protelar é a missão, missão Buriticupu, aqui aportei em maio de 2013 em substituição ao nobre Delegado Carlos Alessandro, a missão era efetuar a transição dum novo Delegado, e o dia chegou, ele já aportou, agora é sangue novo na árdua missão de combater o crime em Buriticupu, nele as esperanças seguem renovadas, a mim resta além das formalidades de recepção e transmissão do comando desta Unidade Policial; deseja-lo boa sorte.

Um ano e dois meses por aqui fiquei em árduo combate aos criminosos, não foi fácil, assim como não foi para Carlos Alessandro, muitas foram as dificuldades, contudo contando com apenas quatro investigadores e um escrivão para um universo populacional de 80.000 habitantes, distribuídos em uma extensa região geograficamente acidentada e precária, além de mantermos a linha de trabalho de nosso antecessor avançamos no combate aos crimes de violência domestica, furtos, roubos, pedofilia e homicídios.

Obviamente a ocorrência de nossa missão não fora por sorte ou mera competência, mas sim por incontestável apoio da Justiça através de seu signatário o Doutor Ailton Gutemberg e sua equipe; em especial a Doutora Daniele Andreia; Analista Judiciaria e Erica Uchoa Secretaria Judicial, assim como todos os demais servidores daquela casa de Justiça, bem como do Ministério Público através de seu titular o Doutor Gustavo Bueno e sua equipe, sendo importante se mencionar o Analista Francisco, a servidora Marta e Margareth, assim como os demais.

Contudo em nosso labor jurídico desenvolvido nesta circunscrição policial de Buriticupu é inevitável deixar-se; de referendarmos os embates advocatícios que se emanaram das discussões criminológicas e jurídicas em ressalte sobre o instituto da fiança na lei Maria da Penha, que por mim se emana inafiançável, todavia aos advogados que nos embateram, assim como os que não se opuseram as nossas doutrinas seguidas, meu muito obrigado, sendo relevante se destacar a Doutora Marcia Gabriele Coutinho, o  Doutor Sebastião Sousa, Doutor Talles Ferreira, Doutor Thiago Lopes, Doutor Samir Buzar e o Doutor Epitácio Sousa, assim como os demais.  

No combate aos crimes de pedofilia não podemos deixar de externar nossos agradecimentos ao corpo do conselho tutelar, que sempre estiveram vigilantes nos auxiliando no combate aos crimes de pedofilia.

Em incansável auxilio aos nossos trabalhos destaco a assistência religiosa carcerária; que foi empreendida pelas irmãs Evangélicas: Neuza, Ivone e Rita, e pelas irmãs Católicas: Viviane, Jaqueline e Abelia.

Ademais gostaria de agradecer profundamente aos meus amigos policiais civis e militares que somaram comigo os esforços no combate ao crime em Buriticupu, é óbvio que em algumas ocasiões contrariei os anseios dos meus pares, entretanto os motivos foram de extrema relevância para os interesses da segurança pública, contudo é de minha profunda obrigação agradecer em primeiro lugar ao senhor Superintendente de Policia Civil do Interior Doutor Jair de Paiva Lima, ao Investigador Assistente de Superintendência: Brito, ao Comissário Andrelino Reis, hoje aposentado, ao investigador José Adalto Bandeira.

Inobstante embora o Major Diniz já não esteja mais em Buriticupu, não posso deixar de agradecer sua incontestável ajuda em nossa missão, assim como de seus comandados, Soldados Alberto, Cabo Cesar, Glauber, Freitas, R. Carlos, Sargentos: Teixeira, Ribeiro, Sergio, Ferreira e Vital, Tenente Cordeiro, bem como o atual comandante Capitão Cesar e aos demais praças atualmente lotados nesta companhia militar.

Agradecer ainda aos Investigadores: Idequeu, Marcelo, Anselmo e Heloy, assim como aos Escrivães: Ronald e Ivanilson, aos motoristas policiais José Benedito Neto e Francisco Amâncio, ao Auxiliar de Cartório: Marcos, aos carcereiros, Luis, Bigode e neguinho, as servidoras: Francisca, Ivonete, Andreia e em especial a cozinheira Deusa.
Por fim agradecer profundamente a todo o povo de Buriticupu; em especial a todos aqueles que acreditaram em nosso trabalho, ao amigo Netinho, em inconteste aos empresários das diversões publica, ao proprietário do Audsbar o proprietário: Audizinho e Zélia, Clube da Viola do amigo Nego Jorge, Clube Pixote, Clube do Wagner, ao cantor Nego Loiro, Restaurante Pacheco, Bar e Lanchonete centro do proprietário Isaque, Bar e restaurante da Sandra, Restaurante da Tia, Boate Borys, a churrascaria Asa Branca na pessoa de seu Proprietário Raimundo, ao mecânico Stenio e Maico da Terra Bela, ao posto Bodão, ao ilustre amigo e Vereador Leolando, assim como os demais Vereadores e ao povo em geral. 

Esta obra; externa a “Missão Buriticupu”;
Assim como os  agradecimentos aos que contribuíram para o sucesso da Missão.
Autor; reserva-se aos direitos de criação.
Autor: José Roberto Menezes de Azevedo.

13 comentários:

  1. Parabéns mais uma missão cumprida, tenho certeza que fizestes o melhor que pode, por onde passas deixa exemplo de trabalho, competência, seriedade e acima de tudo honestidade. Que seja sempre assim, tudo baseado no melhor possível, fazendo esse belo trabalho. Por onde tiveres de passar deixar a sua marca!! Parabéns e muito sucesso...

    ResponderExcluir
  2. Já sabia que esse dia estava pertinho de chegar...te agradeço pelo gesto que fez por mim quando precisei, pois demonstrou verdadeira amizade, não esquecerei, tenho a certeza que fiz um grande amigo. Desejo a vc que por onde andar tenha sempre sucesso em tudo que fizer, que não deixe de ser esse poeta carinhoso e boêmio, rs. Meu amigo, vá com a certeza que vc fez tudo que estava ao seu alcance, por nossa cidade. Que Deus te acompanhe em todo caminho que vc trilhar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marta; eu que agradeço ter conhecido uma pessoa tão especial quanto você, contudo obrigado pelo reconhecimento ao poeta carinhoso e boêmio; que nem eu sabia, rs....

      Excluir
  3. Parabéns pelo trabalho desenvolvido e boa sorte na nova missão. Apesar do pouco tempo, tenho a satisfação de afirmar que foi um prazer trabalhar com você. Abraços e boa sorte!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Anselmo; obrigado pelo seu reconhecimento, também lhe desejo sucesso em sua longa jornada policial...

      Excluir
  4. Grande Menezes sempre fazendo a diferença, boa sorte amigo em sua nova missão, você é merecedor de aplausos.

    Professor Carlos.

    ResponderExcluir
  5. Grande perda pra Buriticupu.

    GIlvan

    ResponderExcluir
  6. "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher."
    Tive o prazer de estar junto nessa sua pequena caminhada,com algumas divergências mais todas conversadas e superadas,ao amigo que me convidou para esta jornada tenho so agradecer e sei de sua competência,e aos competentes não faltarão desafios,e com certeza saberás vencer todos eles.um abraço do amigo ADALTO BANDEIRA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada bela mensagem, obrigado por tudo, pelo companheirismo e acima de tudo pela compreensão, contudo quero ressaltar que é bom de mais quando se trabalha entre amigos, ainda mais quando os amigos são de vosso nível, um grande abraço.

      Excluir
  7. FOI MUITO BOM TRABALHAR COM O DR. MENEZES.
    QUERO AQUI DIANTE DESTA BREVE MENSAGEM DIZER QUE EIS UMA PESSOA MUITO SIMPLES E FACIL DE SE CONVIVER, UMA PESSOA DE UMA INTELIGENCIA IMPAR, DE CONHECIMENTO EM QUALQUER MATÉRIA, PRINCIPALMENTE JURÍDICA. APRENDI MUITO COM VC , ATE MAIS QUANDO DA SUA CHEGADA E FICA AQUI UM ABRAÇO E CONSIDERÇÃO A SUA PESSOA.
    VALEU DR. MENEZES, TANTOS ALMOÇOS JUNTOS COM, A "TROPA" REUNIDA, JAMAIS VISTO NA DELEGACIA ETC...
    PARABENS PELO TRABALHO REALIZADO EM BURITICUPU-MA E QUE VC REALIZE O MESMO EM QUALQUER CIDADE QUE VÁ ASSUMIR A SUA MISSAO. QUE DEUS LHE ACOMPAHE !!!

    ResponderExcluir
  8. Amigo encontro-me totalmente rendido a sua notável demonstração de superação nas divergências, me sinto lisonjeado com sua mensagem, entretanto é com imensa sinceridade que reconheço em você uma pessoa altamente capacitada para o labor de sua árdua missão policial, um forte abraço e obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
  9. Poxa, delegado esse cara é um bandido, para de elogiar ele. Soube que vendia droga dentro da delegacia, quem me contou foi um ´preso que hoje está solto, eu vir esse cara dar tiros bêbado numa festa, eu sei que ele extorquiu um cara na sagrima e tem inquérito aberto sobre isso, me contaram lá no treze que ele com um PM buchudo que foi transferido para Bacabal por ter ameaçado o promotor, extorquio um comerciante no bairro treze, ele é corrupto, para de falar bem de quem não presta, se não vou pensar que não merece nossa consideração, por que não elogia os policiais honesto que te deram tanta fama e respeito e graças a eles colheste os loiros dos elogios.Pára de ser poeta e escreva a verdade sobre esse caboco, ou não escreva nada, mas não fale mentiras pois esse heloy nunca esteve capacitado, ele tem que ser preso, entendeu.

    ResponderExcluir